ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE ACIDENTE E INCIDENTE DE TRABALHO

home-office-reforma-trabalhista-leis-trabalho
VOCÊ SABE O QUE MUDA NO HOME OFFICE COM A REFORMA TRABALHISTA?
18 de julho de 2018
office-temperatura-ambiente-produtividade-hall
TEMPERATURA DO AMBIENTE INFLUENCIA A PRODUTIVIDADE
8 de agosto de 2018

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE ACIDENTE E INCIDENTE DE TRABALHO

acidente-incidente-seguranca-do-trabalho

Identificar a diferença entre termos é importante na cultura empresarial para diferenciar corretamente eventos ocorridos dentro das empresas, facilitando os procedimentos de gestão de riscos.Você sabe a diferença entre acidente e incidente em segurança do trabalho?

Acidente de trabalho

Existem dois entendimentos sobre acidentes de trabalho. Uma é constitucional e a outra é prevencionista.

A noção constitucional é esclarecida através da Lei 8.213/91:

  • “Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”

Já a concepção prevencionista, mais amplamente apresentada entre profissionais de segurança e saúde do trabalho, tem uma abrangência maior de compreensão do termo.

  • “é qualquer ocorrência não programada, inesperada ou não, que interfere ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como consequência isolada ou simultaneamente perda de tempo, dano material ou lesões ao homem.”

A noção prevencionista leva em consideração os eventos não programados que impactam diretamente nos processos internos ou afetam bens materiais. O que isso quer dizer é que a ideia de acidente está relacionada a uma consequência direta, seja material, temporal e/ou humana.

Incidente de trabalho

Evento não planejado que tem o potencial de levar a um acidente. Pode ser considerado como um quase acidente, ou seja, essa ocorrência inesperada pode gerar algum tipo de consequência material, temporal ou de curto e até longo prazo para a saúde do funcionário.

Exemplo

Quando um trabalhador carrega caixas dentro da empresa e tropeça, por exemplo, elas podem apenas cair e derrubar o material que está em seu interior, sem que haja qualquer tipo de dano físico ou material. Após recompor a caixa e o material caído, o trabalhador segue até seu destino. Essa situação se caracteriza como um incidente de trabalho, ou quase acidente.

Porém, se este trabalhador tropeça, cai sobre as caixas e se machuca com o conteúdo que se quebra, então há um acidente de trabalho — já que a ocorrência causou lesão física e dano material, fazendo com que o trabalhador pare o que estava fazendo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *