Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

O que é saúde emocional e como ela interfere no seu dia a dia?
25 de novembro de 2019
O que esperar do GRO, nova norma de SST?
1 de janeiro de 2020

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Pode ser difícil encontrar ânimo diante da falta de ar e da fraqueza provocadas pela doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Mas pesquisadores espanhóis têm argumentos convincentes para incluir os exercícios no combate à condição, um resultado de anos de tabagismo ou da inalação de gases poluentes.

Eles distribuíram acelerômetros – um aparelho que mexe a movimentação – a 114 pacientes com diferentes níveis de atividade física. Aí, constataram que a progressão da doença é mais lenta entre aqueles que se movimentam no dia a dia. A cada mil passos dados, o efeito protetor se ampliava. “Exercitar-se tem um poder anti-inflamatório”, interpreta o fisioterapeuta e educador físico Celso Ricardo Carvalho, da Universidade de São Paulo. “Dançar, subir escada, andar no parque… Tudo o que o sujeito conseguir fazer ajuda a preservar a função pulmonar”, afirma.

Vale lembrar que a redução do fluxo de ar característica da doença se reflete em todo o corpo. Com a falta de oxigenação, até os músculos começam a degenerar. E a perda de força leva a pessoa ao sedentarismo, formando um círculo vicioso. Devidamente orientados por um profissional, exercícios de resistência, com pesinhos, ajudam a reverter a perda de massa magra.

A Hall Medicina Ocupacional conta com um time de especialista em diversas áreas da saúde e da segurança do trabalho!

Saiba mais em www.hallmedicinaocupacional.com.br/
(32) 9 8802-5172 (Whatsapp)
(32) 3371- 4914
Praça Duque Caxias, 99. Centro – São João del-Rei
Praça Dom Assis, 110. Centro – Lagoa Dourada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *