A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE OCUPACIONAL

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A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE OCUPACIONAL

Muitos confundem limpeza no ambiente de trabalho com Higiene Ocupacional. No entanto, essa segunda auxilia na prevenção de acidentes atuando principalmente na promoção do bem-estar, qualidade de vida e evitar possíveis doenças ocupacionais causadas pelas funções exercidas durante a jornada de trabalho.

Por meio de formação e experiência, os higienistas ocupacionais devem ser capazes de realizar uma série de tarefas, principalmente:

  • Prever (antecipar) fatores de risco para a saúde e o meio ambiente que podem estar associados aos diferentes tipos de trabalho e atuar para preveni-los já nas etapas de planejamento e projeto de processos (incluindo equipamentos, matériasprimas, produtos químicos, etc.) e locais de trabalho.
  • Reconhecer agentes e fatores de risco (produtos químicos e poeiras, agentes físicos e biológicos, fatores ergonômicos e psicossociais) que podem estar presentes em locais de trabalho, determinar as condições de exposição e entender seus possíveis efeitos na saúde e bem-estar dos trabalhadores.
  • Avaliar a exposição dos trabalhadores a agentes e fatores de risco, por meio de métodos qualitativos e/ou quantitativos e interpretar os resultados obtidos, com vistas a eliminar a exposição, ou reduzi-la a níveis aceitáveis.
  • Projetar e/ou recomendar medidas de prevenção e controle de riscos, eficientes e econômicas, e integrá-las a programas bem gerenciados e sustentáveis.
  • Reconhecer agentes que podem ter impacto sobre o meio ambiente e contribuir para a proteção ambiental.

Todas as empresas legalmente reconhecidas no Brasil são corresponsáveis pelos seus empregados em todos os sentidos. Por isso, a higiene ocupacional deve ser um processo de rotina a ser considerado para o bem-estar de todos os colaboradores e segurança jurídica da empresa.

Além disso, A Higiene Ocupacional ajuda a manter os funcionários física e mentalmente saudáveis, permitindo que a energia e os recursos se concentrem na execução das tarefas. Além do desconforto físico, as complicações de saúde podem desencadear inúmeras outras distrações – como estresse, fadiga, desatenção e ansiedade – tornando difícil para o trabalhador ser eficaz no local de trabalho. Eliminar esses entraves permite aos funcionários serem mais focados e, portanto, mais produtivos.

 

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